segunda-feira, 1 de abril de 2013

Injustiça

Estado providência  ou Estado social é um tipo de Estado como que faz promoção (protector e defensor) social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente de regulamentação de toda vida e saúde social, política e económica do país em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes, de acordo com o país em questão. Cabe ao Estado do bem-estar social garantir serviços públicos e protecção à população
O conceito de Estado Providencia é um conceito que cada vez mais se mostra em decadência em Portugal pois o povo tem uma carga fiscal enorme para o que aufere no final do mês, o Estado deveria garantir o acesso gratuito ao Sistema Publico de Saúde, mas o que eu vejo é que num agregado familiar em que o somatório do vencimento de ambos seja igual ou superior a €1.300 o acesso ao Sistema Publico de Saúde já não é gratuito. Estas mesmas pessoas pagam os impostos dos seus vencimentos para que o Estado lhes garanta o seu bem-estar enquanto cidadãos, esta é na minha óptica uma das injustiças mais gritantes do nosso País Portugal, País este que dizem os nossos governantes ser um País moderno da Europa e do mundo.
Mas um País para verdadeira ser um País moderno tem de ser um verdadeiro Estado Providencia e garantir o acesso a gratuito à Educação, Saúde, Justiça etc.

Sem comentários: